Aguarde...

Benvindos Benvindos

Turismo

Merecendo uma visita por parte do turista, lá estão a Igreja Matriz, a Fonte, a Casa das Palmeiras e mirante e ainda os Pelourinhos, símbolos do poder de fazer justiça que pertence ao passado de Murtede. 
 
A gastronomia desta localidade é tão saborosa e apurada quanto as suas paisagens verdejantes, sendo as festas da freguesia um momento de muita festa e alegria, quer pelo artesanato, quer pelas gentes hospitaleiras desta terra.
 
FESTAS

Salientam-se as Festas de São Sebastião, no ultimo fim-de-semana de Janeiro (Murtede), as Festas de Santo Inácio, a 2 de Fevereiro (Carvalho), as Festas de São Jorge, primeiro fim-de-semana de Maio (Murtede), as Festas de Santa Maria Madalena, Agosto (Enxofães), as Festas de São Martinho, 11 de Novembro (Murtede), e as Festas de Santo António em Dezembro (Enxofães).
Com alegria e entusiasmos, os habitantes de Murtede costumam juntar-se a 1 de Janeiro e cantar “As Janeiras” de porta em porta, onde são sempre recebidos de forma afável.
 
Nas ocasiões de festas, o povo junta-se para confraternizar e simplesmente rir. Esta é uma das mais belas formas de convivência e é vulgar jovens e adultos, numa disputa saudável realizarem jogos tradicionais (S. Jorge) ou fazerem castanhadas por altura do S. Martinho.
 
GASTRONOMIA
 
A gastronomia de Murtede combina o bom gosto com a imaginação das mãos que trabalham a comida. Os sabores são aguarelas num quadro gastronómico regional que não deixam ninguém indiferente. Doces e salgados combinam-se perfeitamente, quando banhados pelos fabulosos vinhos da região, Vinhos maduros, branco e tinto, da Região Demarcada de Bairrada. Ficam aqui alguns exemplos fabulosos…
 
Negalhos
 
Sarrabulho
 
Bolo de Páscoa
 
Chanfana
 
Leitão à Bairrada
 
Além de restaurantes, onde se poderá apreciar o leitão assado à Barrada, a chanfana, os negalhos e o sarrabulho, a caça e o artesanato podem ser dois bons polos de atração turística, embora Murtede não possua outras estruturas de acolhimento do turista, como uma pensão ou pousada. 
 
ARTESANATO

As manifestações artesanais são a consequência de um mundo de imaginação e de sonhos. Em Murtede sonha-se muito e sabe-se que só o céu e o limite! Desta forma, a cerâmica pintada à mão, a latoaria e funilaria.
 
É extremamente importante que os conhecimentos artesanais sejam passados para as gerações vindouras pois tal relíquia não pode perder no esquecimento. Faz parte da alma de um povo e da sua história. Deve, pois, ser transmitida para todos e parar sempre para que as raízes portuguesas não se percam..
 
Visite a nossa freguesia, verá que será uma agradável surpresa

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.