Requalificação da Rua Principal, Porto de Carros

07-JUN-2023

Requalificação da Rua Principal, Porto de Carros
Foi recentemente concluída a requalificação da Rua Principal em Porto de Carros, após a concretização, por parte da Junta de Freguesia de Murtede, da segunda das duas fases em que foi dividida a obra, face à sua dimensão e à necessidade de consolidação de alguns solos.

Conforme foi oportunamente noticiado, a primeira fase dos trabalhos consistiu sobretudo na instalação de um sistema eficaz de recolha e drenagem das águas pluviais, com construção de muretes e aplicação dos lancis para redefinição do perfil da via nos locais em que tal se justificava. Note-se que Porto de Carros fica num vale onde confluem diversas linhas de água, pelo que houve especial cuidado em dimensionar o sistema de drenagem aos elevados caudais que são expectáveis.

A segunda fase consistiu na construção dos passeios e na reposição dos acessos ao longo da via, que atravessa toda a localidade de Porto de Carros ao longo do seu eixo norte-sul, sendo o seu nome (Rua Principal) bem elucidativo da sua importância, que para o crescimento urbano da povoação, quer em termos de acessibilidade rodoviária.

A área intervencionada abrange num extensão linear que ultrapassa os 800m, divididos por ambas as bermas, tendo sido requalificados cerca de 450m de um lado e 350m do outro, o que corresponde a praticamente toda a área urbana atravessada por este arruamento, com exceção de um pequeno troço que não reúne condições técnicas para o efeito. Boa parte dos materiais utilizados e o acompanhamento técnico da obra foram garantidos pela Câmara Municipal de Cantanhede, sempre em estreita colaboração com a Junta.