HISTÓRIA DE MURTEDE EM LIVRO

02-JAN-2022

HISTÓRIA DE MURTEDE EM LIVRO

Integrada nas comemorações do Dia da Freguesia de Murtede, foi feita a apresentação do livro "????????????????????????????. ???? ???????????????????????????????? ???????????? ????????????, ???? ???????????????????????????????????? ???????????? ????́", da autoria de António Fernando Rodrigues da Costa.

Editado pela Junta de Freguesia de Murtede e com o patrocínio da Câmara Municipal de Cantanhede, a apresentação contou com introdução da Professora Doutora Regina Anacleto e com uma brilhante apresentação por parte do autor.
 
O volume, com 460 páginas e 238 imagens, encontra-se dividido em quatros capítulos, agradecendo-se o contributo de todos quantos contribuíram para esta obra. Segue-se uma breve descrição, feita pelo autor, no seu blogue "A'Cerca de Coimbra".
 
No primeiro capítulo, tenta-se enquadrar a realidade de Murtede, quer no espaço, quer no tempo, procurando entender a razão da sua existência que, obviamente, se encontra ligada, de forma determinante, à agricultura. No início, a produção cerealífera ocupava lugar predominante, mas foi-o cedendo, paulatinamente, ao vinho, de excelente qualidade, que acabou por assumir uma quase hegemonia.
 
O segundo capítulo procura desvendar a história, antiga e rica do lugar de Murtede enquanto cabeça do "Districto de Mortede" , uma das propriedades mais significativas do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
 
O capítulo terceiro debruça-se sobre o património natural e sobre o construído, apontado aqueles exemplares que se consideraram como mais relevantes no conjunto da freguesia.
 
No quarto e último capítulo tenta-se fixar, para memória futura, quer os usos e os costumes, quer a vivência comunitária que sempre existiu em Murtede e seu termo.
 
Dos aspetos mais relevantes, destaca-se naturalmente a transcrição e tradução do latim do "Fforal de Mortede" , concedido aos habitantes do burgo em 1162 pelo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e subscrito pelos priores S. Teotónio e João Teotónio.
  • Partilhar