DIA DA FREGUESIA DE MURTEDE 2022

09-DEZ-2022

Decorreram em grande as celebrações do Dia da Freguesia de Murtede. Ainda antes do início do programa oficial, a noite começou por ser iluminada com apontamentos dedicados à quadra natalícia e colocados junto ao edifício sede da Junta, em resultado de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Murtede e o GTEF - Grupo de Teatro Experimental "A Fonte".

Atendendo ao homenageado, o tema deste ano incidiu em questões religiosas e, no período da manhã, para além da tradicional celebração eucarística, foi benzido o novo cruzeiro colocado no entroncamento da Rua da Vista Alegre com a Rua da Portela. Este cruzeiro, num excelente trabalho de cantaria do Sr. António Moleiro, foi adquirido pela Junta de Freguesia de Murtede, a fim de substituir o anterior, que se encontrava completamente partido.

Depois do almoço convívio, tiveram lugar as tradicionais intervenções institucionais, que ficaram marcadas pela intervenção do Presidente da Junta, Sérgio Maia, que apresentou o projeto de requalificação de toda a zona de lazer em frente à Junta e anunciou a comparticipação das obras de requalificação da Igreja de Murtede em 80%, no âmbito de uma candidatura a fundos da AdElo e destinados à renovação de aldeias.  Entre obras, recados e pedidos, todas as intervenções realizadas (para além de Sérgio Maia, intervieram ainda Anabela Pato e Dina Machado - em representação da Assembleia de Freguesia e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso), foram unânimes no elogio coletivo ao trabalho desenvolvido pelas associações e instituições da freguesia e na forma como isso se repercute na coesão social e na promoção do território, enquanto todo.

As celebrações ficaram encerram com um momento de enorme qualidade musical, a cargo do Grupo Vocal Ançãble, grupo com direção artística do Cónego Dr. Pedro Miranda, de formação familiar, que se tem dedicado à música sacra portuguesa e cuja participação no evento contou com o apoio do Município de Cantanhede. Sem prejuízo, o grande momento das comemorações foi a atribuição da Medalha de Mérito da Freguesia de Murtede de 2022, que foi entregue ao Padre Vidal Augusto André Nogueira, no ano em que se celebram 25 anos de serviço na paróquia de Murtede e ao serviço desta comunidade, abaixo se reproduzindo a nota justificativa.


Padre Vidal Nogueira: 25 anos aos serviço da comunidade


"O padre Vidal Augusto André Nogueira nasceu a 17 de Janeiro de 1947, em Cadima, filho de José Augusto Teixeira Nogueira e Carminda Mendes André. Foi ordenado em 15 de Agosto de 1974, pelo bispo Dom João António da Silva Saraiva, na igreja do Cardal, em Pombal.

Inicialmente exerceu o sacerdócio em Soure e posteriormente esteve 16 anos deslocado em França, onde foi pároco nas dioceses de Paris, Saint Denis, Tulle e Meaux. Em 1997 regressou a Portugal e foi nomeado pároco de 8 paróquias, distribuídas por 3 municípios: Barcouço, Casal Comba e Ventosa do Bairro (na Mealhada), Vil de Matos (em Coimbra) e Cordinhã, Murtede, Ourentã e Sepins (em Cantanhede). Em 2017 e 2018 passou a exercer apenas no Arciprestado (e Município) de Cantanhede, acrescentando a paróquia do Bolho às de Cordinhã, Murtede, Ourentã e Sepins.

Fruto deste percurso pastoral, constata-se que é pároco de Murtede há 25 anos, onde preside à maior comunidade religiosa da Freguesia, o que por si só já seria motivo suficiente para justificar a distinção. Ainda assim, tem que se destacar também que ao longo deste notável período, o padre Vidal tem acumulado um historial de dedicação à comunidade que vai muito para além das suas funções. Entre vários aspetos, merecem especial relevo alguns pormenores que podem passar despercebidos aos mais desatentos, como o convívio e amizade com que brinda os mais próximos, a participação e presença em atividades e iniciativas sociais, bem como a colaboração próxima com a autarquia, as associações e instituições da Freguesia, particularmente com o Centro Social, onde de diversas formas, dá apoio e conforto aos que se encontram mais vulneráveis.

Assim, atendendo à sua importância na comunidade católica, ao seu contributo para promover valores junto de sucessivas gerações e ao seu relevante papel social e cívico, foi deliberado por unanimidade na reunião da Junta de Freguesia de Murtede de 15 de Setembro de 2022 e na sessão da Assembleia de Freguesia de Murtede de 30 de Setembro de 2022, atribuir a Medalha de Mérito da Freguesia de Murtede de 2022 ao padre Vidal Augusto André Nogueira."
  • Partilhar